NOTÍCIAS | Pintura a Pastel


 HENRIQUE FARIA

Galeria Espaço Artever
de 19 de Abril a 19 de Maio de 2008

Notícias
Desenhar todos os dias deu nisto. Um “cesto/sala” de frutas e legumes. Curiosidade de quem explora as riquezas da vizinhança – a mercearia do Sr. Carlos como fonte de inspiração e os ateliers como territórios aráveis promotores de diferentes modos de ver.
O jornal como suporte convida-nos a questionar: Será um espaço de notícias por revelar? ou será a matéria de transporte antes do embrulho? E o seu conteúdo ocasional que sentidos ou sugestões nos propõe?
Enquadrar formas naturais num campo de letras, sem sentido objectivo, liberta discursos e valores vários. Uns entenderão que algumas frases aí impressas ampliam o sentido da forma pintada; outros irão procurar ver, para além do texto, ideias profundas relacionadas com os objectos representados; outros ainda sentirão os efeitos plásticos dessas combinações: o impacto das cores nos valores neutros do fundo, a ambiguidade de algumas formas que evocam outros seres...
Mas o que importa é o ambiente estranho que tudo isto provoca. E ainda por cima tudo enquadrado. Com a verdadeira moldura. Se, se aprisionam as formas é porque elas tendem a fugir. E estas fugiram à medida que o tempo foi passando. Ficando unicamente os momentos da sua apreensão. E são estes as verdadeiras notícias de todo este acontecimento - Henrique Faria a Desenhar e a Pintar momentos.
Amadora, Abril de 2008
José Mourão