PROPOSTAS | Pintura

CARMEN PICHEL

Galeria Espaço Artever
de 27 de Setembro a 31 de Outubro 2008

Na procura da tranquilidade
Aquilo que nos ocorre de imediato dizer, sobre a pintura de Carmen Pichel, é que se sente a “espanholidade” da sua obra.
O gosto pela natureza morta, tão apreciada no século XVII, resultado do domínio espanhol na história desse período, reflecte-se no trabalho da pintora. Contudo, diferentemente do ambiente intimista presente na pintura desse outro tempo, a sua obra, aponta, nos seus objectos transformados, sensações novas: robustez; peso; isolamento …
A nova proposta de Carmen Pichel, representação de flores, onde encontramos, na abrangência do espaço físico do suporte, na representação dum certo real, na mudança de escala e no experimentar o universo orgânico, uma certa “romanticidade”. Vemos, também, uma ténue influência da obra da pintora americana Giorgia O'Keeffe (autora que viveu, parte da sua existência solitária, no Novo México).
O posicionamento de objectos isolados na tela, apresentados por Carmen Pichel, mesmo quando em conjuntos, permite que se sinta a individualização de cada presença.
Poderá isto insinuar o distanciamento, em relação ao outro (apesar de próximo), que tanto se vive no presente? Talvez.
Por fim, o que vislumbramos, para lá do imediato, de forma significativa, é a procura da tranquilidade.
Amadora, Setembro de 2008
José Mourão
.